Dicas

6 dicas para o churrasco em casa

Segredos de chef: 6 dicas para acertar no churrasco em casa

Utensílios, técnicas, temperos ideais: aprenda as dicas de como fazer churrasco em casa.

 

Com os finais de semana em casa, fazer um bom churrasco poder ser uma opção para animar seu descanso e deixar o dia muito mais gostoso. Queridinho pelos brasileiros, o prato até possui uma data comemorativa: dia 24 de abril é considerado o Dia do Churrasco! O chef Elzio Callefi, da Tramontina, compartilhou 6 dicas para quem quer aprender a fazer churrasco em casa. Confira:

 

 

1. Prepare um kit básico de utensílios

 

 

O chef indica que instrumentos como facas, pegadores, chairas e tábuas são essenciais para iniciar sua aventura de churrasqueiro aprendiz.

– Facas: devem estar afiadas para que a carne não seja danificada durante o corte. O tamanho das facas deve ser de acordo com o tamanho das peças de carne.
– Pegador: deve ser utilizado para manusear as carnes que estão assando na grelha e é importante para garantir mais segurança ao churrasqueiro. Garfos não devem ser usados, pois quando a carne é furada, seu “suco” se perde.
– Chaira: utensílio utilizado para afiar as facas.
– Tábua: recomenda-se o uso de tábuas de madeira ou de plástico. O chef não indica as tábuas de vidro, pois o material pode prejudicar o corte das facas. É indicado também que não se use a mesma tábua para o corte de carnes cruas e assadas.

 

 

2. Escolha entre a grelha e o espeto para cada tipo de alimento

 

 

De acordo com o profissional, a escolha de usar grelha ou espeto vai da preferência de quem está cozinhando. Ele indica o uso da grelha para as peças menores e sem osso, entre elas a picanha, maminha, linguiças e filé mignon. Já o espeto deve ser usado para as peças maiores e com osso, que ficam mais tempo assando, como costelas. A orientação para o uso de espetos é de que se inicie pela parte mais fina da carne, para que sua parte mais grossa fique na ponta do espeto.

 

 

3. Aprenda a acender a churrasqueira

 

 

O carvão pode ser uma boa alternativa para o churrasco em casa, pois é mais fácil de manipular na hora de assar os alimentos. O chef Elzio indica que se use, aproximadamente, 1 kg de carvão para 1 kg de carne, sempre buscando manter uma quantidade reserva para caso ocorra um aumento de consumo. O fogo deve ser acendido de 30 a 40 minutos antes de colocar a carne, pois é o calor que irá assar os alimentos. Deixar os carvões espaçados também ajuda, pois isso permite uma maior circulação do ar.

 

Confira algumas técnicas para acender a churrasqueira:

 

– Jornal: separe uma garrafa de vidro e folhas de jornal. Enrole o jornal na parte externa da garrafa, de forma a obter uma camada grossa de papel. Posicione a garrafa enrolada no centro da churrasqueira, com o carvão em sua volta. Tire a garrafa e coloque o fogo no jornal.
– Pastilhas de álcool ou álcool gel acima de 70°: as pastilhas devem ser colocadas no meio do carvão. O álcool gel pode ser despejado em diferentes pontos na superfície da área com carvão. Não se deve utilizar álcool líquido, para evitar o risco de queimaduras.
– Soprador: utensílio que pode ajudar a acender o fogo e atingir o ponto ideal para assar os alimentos. Deve ser manuseado com uma distância mínima de 30 cm do fogo para a segurança do churrasqueiro.

 

 

4. Atente para os tipos de carne

 

 

Dentro da culinária brasileira, o chef indica os cortes tradicionais que fazem sucesso na maior parte dos churrascos. Os mais comuns são: picanha, costelas bovina e suína, maminha, fraldinha, alcatra, contrafilé, chuleta, filé mignon, lombo, linguiças, frango, partes de frango, como peito, coxa, sobrecoxa e asa. As especiais são: bife de tiras, assado de tiras, miolo de alcatra, baby-beef, bife ancho, bife de chorizo, entrecôte, medalhão de filé, picanha suína, linguiças especiais e galeto desossado.

 

 

5. Sal grosso é o tempero principal do seu churrasco

 

 

O ingrediente especial indicado pelo chef é o sal grosso. O tamanho do grão deve variar de acordo com a espessura da carne, sendo melhor utilizar grãos finos para cortes menores, por exemplo. Indica-se o uso de sal de Parrilla, que permite que a carne seja envolvida de maneira mais uniforme. Entre os temperos, ervas frescas, como alecrim e tomilho, podem ser usadas.

Para temperar aves, limão siciliano, sal de grão médio e outros temperos, como pimenta preta moída na hora, orégano fresco, manjericão e noz moscada, também podem ser usados. Os mesmos ingredientes podem ser utilizados no tempero de carnes suínas, além da dica de deixar a carne em vinho branco na geladeira por algumas horas.

 

 

6. Opções vegetarianas também são uma delícia

 

 

Legumes, verduras e frutas são ótimas alternativas para um churrasco vegetariano. Batata, cebola, berinjela, abobrinha, tomate, pimentão, milho, queijo coalho, cogumelos, são algumas opções que ficam uma delícia quando grelhadas. Para as sobremesas, vale apostar em frutas acompanhadas por açúcar ou chocolate, como a famosa combinação de banana assada com açúcar e canela.

 

 

Fonte: Casa e Jardim

Contatos

Entre em contato ou faça-nos uma visita. Será um prazer recebe-lo em uma de nossas lojas.

Lojas em Campo Grande/MS:
Avenida Mato Grosso, 3420
Avenida das Bandeiras, 1572
Avenida Bom Pastor, 5940
Rua das Papoulas, 150

67 3304 5000 (ligação e WhatsApp)

e-comerce@bigbeef.com.br

Entre em Contato

Envie sua mensagem através do formulário abaixo. Só não

esqueça de colocar um email válido para retornarmos.

Nova mensagem

Contatos

Entre em contato ou faça-nos uma visita. Será um prazer recebe-lo em uma de nossas lojas.

Lojas em Campo Grande/MS:
Avenida Mato Grosso, 3420
Avenida das Bandeiras, 1572
Avenida Bom Pastor, 5940
Rua das Papoulas, 150

67 3304 5000 (ligação e WhatsApp)

e-comerce@bigbeef.com.br

Entre em Contato

Envie sua mensagem através do formulário abaixo. Só não

esqueça de colocar um email válido para retornarmos.

Nova mensagem